Coquetel HIV Engorda?

Apesar dos grandes benefícios da utilização do coquetel contra HIV, para a qualidade de vida dos soropositivos, há um dilema em seu uso: os efeitos colaterais, sendo um grande transtorno para os pacientes e também gerando muitas dúvidas.

Uma dúvida frequente é: O coquetel para HIV engorda?

Na verdade ele não engorda, até causa perda de gordura, o que ocorre em muitos casos é uma modificação no metabolismo, provocando lipodistrofia (mudança na distribuição de gordura pelo corpo).

Mas o que é a lipodistrofia?

coquetel hiv engorda?A lipodistrofia são mudanças que ocorrem pela má distribuição da gordura do corpo. Existe uma perda de gordura no rosto, glúteos, pernas e braços e acúmulo no abdômen, costas, pescoço e mamas. O que dá impressão que a pessoa engordou, por causa do acumulo de gordura na barriga.

Essas alterações podem aparecer juntas ou isoladas. Há casos em que a gordura diminui em determinadas partes do corpo e aumenta em outras. E relatos em que o paciente somente perde gordura ou aumenta em algumas dessas regiões.

Veja Também: Posso Ingerir Bebidas Alcoólicas Enquanto Tomo Coquetel HIV?

As pessoas em uso de antirretrovirais devem ficar atentas, principalmente, às modificações no seu corpo e conversar com o médico que faz o acompanhamento. A primeira providência do profissional pode ser mudar algum medicamento que o paciente esteja tomando, além de indicar atenção especial à alimentação e à prática de atividades físicas. Muitas vezes a adoção de uma dieta mais saudável já resolve o problema. Essas duas ações podem amenizar os danos da lipodistrofia e até mesmo evitar que esse efeito colateral apareça.

Lipodistrofia severa

As vezes pode ocorrer uma lipodistrofia severa, principalmente na região da face. As alterações mais graves podem ser corrigidas por cirurgias plásticas reparadoras. Elas são gratuitas e estão disponíveis em várias unidades da rede pública de saúde de todo o país. Algumas das mais frequentes são: preenchimento facial com polimetilmetacrilato, para o tratamento da perda de gordura no rosto; lipoaspiração nas mamas, abdômen, giba (abaixo da nuca) e costas; implante de prótese glútea.

Na lipodistrofia, também podem ocorrer alterações nas gorduras – colesterol e triglicérides – e no açúcar do sangue (glicose). São chamadas de alterações metabólicas, que podem levar ao aumento do risco de doenças do coração (cardiovasculares) e ao aparecimento do diabetes.

Efeitos Colaterais? Procure um médico

Mas mesmo com efeitos colaterais, o ideal é buscar orientação com seu médico, pois ele indicará diversas alternativas para melhorar os efeitos colaterais. Por isso, não se automedique, pois pode agravar a situação, e nem o abandone do tratamento com o coquetel, pois isso pode aumentar a resistência do vírus ao remédio.

Deixe um comentário!